ISEL Green Week promove balanço sobre sustentabilidade no IPL

A segunda edição da ISEL Green Week, que decorreu entre 22 e 26 de maio, levou ao campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, diversas iniciativas no âmbito da sustentabilidade ambiental e social, entre as quais um seminário, no qual foi partilhado o trabalho desenvolvido pelo Politécnico de Lisboa e suas Escolas nesta área. A vice-presidente do IPL, Maria João Escudeiro, aproveitou a ocasião para falar daquele que é um eixo estratégico, reforçando tratar-se de uma missão que passa pela cooperação entre as Eco Escolas e o Eco IPL.

Do leque de iniciativas promovidas pelo IPL, que visam envolver a comunidade e promover boas práticas no campo da sustentabilidade ambiental, Maria João Escudeiro destacou a aposta na literacia através do MOOC - Sustentabilidade Ambiental - Mobilizar, Observar e Operacionalizar e o PASS IPL - Programa de Alimentação Saudável e Sustentável, com várias ações realizadas dentro e fora da comunidade académica.Também a atribuição do selo Produção Sustentável e Consumo Responsável aos Serviços de Ação Social do IPL, pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, é para a vice-presidente do IPL uma evidência do esforço feito para reduzir a pegada de carbono.

“O futuro do ensino superior não passa só pela formação em sala de aula, mas pela associação de competências profissionais às competências pessoais”, acredita Maria João Escudeiro, realçando a importância do envolvimento dos estudantes nas ações de sustentabilidade, da qual é exemplo o peddy-paper em Monsanto, organizado pelo programa Mentori@IPL.

Ilustrativo da diversidade de áreas do saber, também no campo artístico, é feita a sensibilização para o despertar de consciências, através da programação do Espaço Artes – Politécnico de Lisboa, por onde passaram as exposições “Linha Litoral” de Francisco Nave Almeida e “À Procura da água”, de José Teixeira Ribeiro, que pela sua génese puderam despertar os visitantes para questões preocupantes como a escassez de água e as alterações da paisagem, fruto da construção e turismo.

Associado às várias iniciativas internas, o Politécnico de Lisboa e as Eco Escolas têm participado em conferências nacionais e internacionais, cuja foco é a sustentabilidade ambiental. Entre 15 e 17 junho, o IPL vai estar presente no International Workshop on Ui Greenmetric World University Rankings (IWGM 2023), que decorre na Universidade do Minho, com a apresentação de um poster.

O papel das Eco Escolas

As Escolas Superiores de Comunicação Social, Educação e Tecnologia da Saúde de Lisboa, e os Institutos Superiores de Contabilidade e Administração e Engenharia de Lisboa partilharam, no seminário promovido pela ISEL Green Week, as inúmeras iniciativas que realizam no âmbito do Programa Eco Escolas e da Sustentabilidade Ambiental.

Os docentes Alexandra David (ESCS), Vânia Costa (ESTeSL), Fernando Seabra (ISCAL) e Alexandra Rodrigues (ISEL) e as estudantes da licenciatura em Animação Sociocultural da ESELx, Mariana Duarte e Bruna Ribeiro, que colaboram com o Eco Escolas, deram a conhecer as várias atividades levadas a cabo em cada Escola, resultados e dificuldades.

Promover uma mudança de atitudes é um dos objetivos comuns às cinco Escolas, que concordam quanto à dificuldade de envolvimento dos estudantes nas iniciativas desenvolvidas. Integrar o tema da sustentabilidade ambiental em algumas das Unidades Curriculares, nomeadamente através da realização de trabalhos ou participação em atividades tem sido uma estratégia adotada por algumas das Eco Escolas.

As parcerias foram apontadas pelos interlocutores das Escolas como fundamentais para obtenção de melhores resultados no trabalho desenvolvido no âmbito da sustentabilidade ambiental, sendo a ISEL Green Week exemplo disso.

Economia circular, alimentação, escassez de água, reciclagem e poupança energética, são consideradas pelas Escolas questões centrais para promover uma mudança de comportamentos.

No final do seminário foram partilhados testemunhos de uma docente da Universidade Federal de Alagoas, no Brasil e do projeto educativo Kutsaca, em Moçambique.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de RC/estagiária do GCI IPL