Passar para o conteúdo principal
PASS IPL

PASS IPL

Programa de Alimentação Saudável e Sustentável  do Politécnico de Lisboa - PASS IPL

A alimentação é reconhecida como elemento crucial para a saúde dos indivíduos.
Na transição para a vida adulta os estilos de vida são influenciado por vários fatores que condicionam a tomada de decisões como por exemplo o afastamento das famílias, mudanças nas rotinas entre outros fatores, que potenciam desequilíbrios no consumo alimentar. Neste contexto, o ambiente de ensino superior pode ser promotor da adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Resultante de uma parceria entre o Politécnico de Lisboa, os Serviços de Ação Social do IPL (SAS-IPL), a licenciatura em Dietética e Nutrição da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e a FAIPL – Federação Académica do IPL, este projeto tem como como objetivo, promover iniciativas que incentivem a alimentação saudável e sustentável no IPL, nomeadamente, competências alimentares e culinárias (CAC), dieta mediterrânica, desperdício alimentar e disponibilidade alimentar nas cantinas, bares e máquinas de vending.

PASS

 

Preferências alimentares da comunidade acadêmica IPL

Com o objetivo de monitorizar do padrão alimentar da comunidade académica dos Instituto Politécnico de Lisboa, procede-se mensalmente à análise das preferências alimentares dos utilizadores do serviço de refeições nas cantinas.
Para a análise, são tidos em conta os pratos da tipologia Terra, Mar, Finger food e Veggie disponíveis nas nossas ementas.

Esta análise revelou ser um indicador de gestão no que se refere ao combate ao desperdício alimentar, podendo desta forma serem ajustados os processos de produção em cada cantina face à tipologia de utilizador e à procura.
Permite ainda a otimização de recursos com o intuito de ir ao encontro das expetativas da comunidade académica.

esml

SAS IPL a Compostar

Um dos grandes paradigmas das cidades modernas, senão o maior, é o da sustentabilidade ambiental.

Neste sentido, assumido pelos SAS IPL a responsabilidade ambiental inerente à produção de resíduos provenientes das suas atividades de produção alimentar, os SAS IPL frequentaram a formação em compostagem no âmbito do projeto “Lisboa a Compostar”, tendo como objetivo o incentivo à prática de compostagem, através da promoção de formação em compostagem aos colaboradores e comunidade académica residente na Unidade Residencial Maria Beatriz.

Para a prática da compostagem, foram instalados compostores na Cantinas e bares dos SAS IPL, onde se verifica as condições tidas por convenientes para o processo.

Do composto orgânico resultante deste processo, pretende-se a sua utilização nas atividades de jardinagem das unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Lisboa.

SAS IPL a Compostar

 

 

Aos SAS IPL já foi atribuído - Selo “Produção sustentável, Consumo responsável“.

“Produção Sustentável, Consumo Responsável” - Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA)

A Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) apresentou o Selo distintivo “Produção Sustentável, Consumo Responsável”, destinado a todas as entidades que que, no âmbito da sua atividade contribuam para o objetivo global de reduzir até 2030 o desperdício alimentar em 50%, visando alcançar um dos 3 objetivos estratégicos em que assenta a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (ENCDA):

  • prevenir;
  • evitar ou medir o desperdício alimentar.


Este Selo constitui assim uma marca de reconhecimento para todos aqueles que promovem o combate ao desperdício alimentar e constitui uma das ações previstas na Medida 6 - Divulgar boas práticas, do Plano de Ação de Combate ao Desperdício alimentar (PACDA), da responsabilidade do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral e da Direção-Geral do Consumidor.