Gabinete da Qualidade
O Sistema de Gestão da Qualidade - dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico Lisboa, foi auditado e certificado de acordo com os requisitos das normas de sistemas de gestão - NP EN ISO 9001:2015 – no âmbito de Apoios Sociais diretos e indiretos aos estudantes do Ensino Superior Politécnico, incluindo a atribuição de bolsas, gestão do alojamento e da alimentação.
Política da Qualidade
Relatório do Sistema Interno da Garantia da Qualidade
- Relatório do Sistema Interno da Garantia da Qualidade - SIGQ | 2021
- Relatório do Sistema Interno da Garantia da Qualidade - SIGQ | 2022
- Relatório do Sistema Interno da Garantia da Qualidade - SIGQ | 2023
Satisfação de Utentes
No âmbito da sua missão os SAS/IPL têm como objetivos estratégicos, definidos no seu QUAR - Quadro de Avaliação e Responsabilização, a melhoria da qualidade dos serviços de atendimento na prestação de apoios, no qual se inclui o serviço de alimentação.
Assim, para avaliar a melhoria da qualidade destes serviços, foram realizados os seguintes inquéritos:
- Relatório de Satisfação de Utentes - Serviço de Alimentação | 2023
- Relatório de Satisfação de Utentes - Bolsas de Estudo e Serviço de Alojamento | 2023
Para mais informações contate-nos através do e-mail gab.qualidade@sas.ipl.pt
Monitorização e Acompanhamento - Melhoria Contínua
Com o intuito da monitorização do cumprimento das normas estabelecidas em contrato, no âmbito das boas práticas em produção alimentar em restauração, da higiene e segurança alimentar, e do estado de conservação de equipamentos e infraestruturas das unidades alimentares dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Lisboa procedeu-se a auditorias internas.

Após efetuada a recolha de constatações e tratamento de dados, foi possível hierarquizar as unidades alimentares em análise, tendo em conta a percentagem de pontos verificados que cumprem com os requisitos estabelecidos para o procedimento.

Registou-se um aumento generalizado nas pontuações, com exceção na cantina da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELX), que apresentou uma ligeira redução (de 91,71% para 90,94%).
Destaca-se positivamente a Escola Superior de Comunicação de Lisboa, que manteve o melhor desempenho (99,23%), e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, com a maior evolução (+8,48 p.p., para 91,91%). As restantes cantinas também mostraram progressos, reforçando a melhoria global.
No que se refere ao acompanhamento e monitarização dos bares dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, verificou-se a seguinte hierarquização:

Registou-se uma melhoria significativa e generalizada em todos os bares avaliadas. A Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa destacou-se com a maior evolução (+11,14 pontos percentuais), passando de 76,86% para 88,00%.
A Escola Superior de Música de Lisboa também apresentou um progresso notável (+8,81 p.p.), melhorando de 78,69% para 87,50%. Já a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa registou um crescimento de 7,47 pontos percentuais, evoluindo de 75,03% para 82,50%.

No seguimento do processo de auditoria, de foram tidas em conta todas as diligências para a correção das não conformidades identificadas.