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Gabinete da Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade - dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico Lisboa, foi auditado e certificado de acordo com os requisitos das normas de sistemas de gestão - NP EN ISO 9001:2015 – no âmbito de Apoios Sociais diretos e indiretos aos estudantes do Ensino Superior Politécnico, incluindo a atribuição de bolsas, gestão do alojamento e da alimentação.


Política da Qualidade

 

Relatório do Sistema Interno da Garantia da Qualidade

 

Satisfação de Utentes

No âmbito da sua missão os SAS/IPL têm como objetivos estratégicos, definidos no seu QUAR - Quadro de Avaliação e Responsabilização, a melhoria da qualidade dos serviços de atendimento na prestação de apoios, no qual se inclui o serviço de alimentação.

Assim, para avaliar a melhoria da qualidade destes serviços, foram realizados os seguintes inquéritos:

 

Para mais informações contate-nos através do e-mail gab.qualidade@sas.ipl.pt

 

Monitorização e Acompanhamento - Melhoria Contínua

Com o intuito da monitorização do cumprimento das normas estabelecidas em contrato, no âmbito das boas práticas em produção alimentar em restauração, da higiene e segurança alimentar, e do estado de conservação de equipamentos e infraestruturas das unidades alimentares dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Lisboa procedeu-se a auditorias internas.

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Após efetuada a recolha de constatações e tratamento de dados, foi possível hierarquizar as unidades alimentares em análise, tendo em conta a percentagem de pontos verificados que cumprem com os requisitos estabelecidos para o procedimento.

 

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Registou-se um aumento generalizado nas pontuações, com exceção na cantina da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELX), que apresentou uma ligeira redução (de 91,71% para 90,94%).

Destaca-se positivamente a Escola Superior de Comunicação de Lisboa, que manteve o melhor desempenho (99,23%), e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, com a maior evolução (+8,48 p.p., para 91,91%). As restantes cantinas também mostraram progressos, reforçando a melhoria global.

 

No que se refere ao acompanhamento e monitarização dos bares dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, verificou-se a seguinte hierarquização:

 

bares junho 2025

 

Registou-se uma melhoria significativa e generalizada em todos os bares avaliadas. A Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa destacou-se com a maior evolução (+11,14 pontos percentuais), passando de 76,86% para 88,00%.

A Escola Superior de Música de Lisboa também apresentou um progresso notável (+8,81 p.p.), melhorando de 78,69% para 87,50%. Já a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa registou um crescimento de 7,47 pontos percentuais, evoluindo de 75,03% para 82,50%.

 

bares junho 2025 ponteiros

 

No seguimento do processo de auditoria, de foram tidas em conta todas as diligências para a correção das não conformidades identificadas.