Apoio Psicológico e Educativo
Os Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE) visam a mobilização e o reforço dos recursos pessoais de estudantes para responderem aos desafios inerentes à frequência do ensino superior. Para tal, privilegiam a atuação de caráter programático e preventivo, dirigida a grupos, abordando temas relacionados com a promoção da aprendizagem e da saúde psicológica. As atividades a desenvolver visam também intervir em situações cuja especificidade (pessoal ou contextual) coloque em causa a progressão no curso superior e na vida académica.
É realizado o apoio aos estudantes, nas seguintes áreas:
- Integração académica
A frequência de um curso superior é marcada por um conjunto de transições de vida, que implicam a mobilização de importantes recursos psicológicos para a adaptação e integração.
Na integração, poderão ser consideradas diversas áreas, como o estudo, o bem-estar, a vida social e a carreira, que estarão interligadas e contribuem para o sucesso.
Os SAPE desenvolvem e colaboram nas atividades e processos de integração, em articulação com outras estruturas académicas, ao nível do IPL e das suas Escolas, que poderão ter lugar ao longo do ano letivo
- Inclusão académica
No âmbito da promoção da inclusão, os Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE) desenvolvem e participam em diferentes iniciativas, apoiando estudantes em diversas situações.
A promoção da inclusão abrange diversas situações de potencial vulnerabilidade, como estudantes deslocados (p. ex., provenientes da CPLP/PALOP, estudantes estrangeiros em geral, estudantes nacionais deslocados da residência familiar), estudantes com dificuldades económicas e estudantes pertencentes a minorias, que também necessitam de intervenção prioritária.
As necessidades educativas específicas (NEE), que podem incluir diversas situações, muitas vezes implicam adaptações temporárias ou permanentes no quotidiano, mas também na vida académica.
Através do trabalho conjunto com estudantes, Coordenações/Direções de Curso e outras estruturas relevantes, é realizada a implementação de medidas necessárias à mitigação/remoção de obstáculos e aumento de facilitadores ao processo de aprendizagem e de bem-estar, conforme expresso na lei, e da criação de uma cultura que acolhe a diferença.
Caso pretendas pedir o estatuto, contacta os Serviços Académicos da tua Escola.
- Desenvolvimento Académico
Estudantes do Politécnico de Lisboa têm acesso a intervenções que visam o desenvolvimento do seu percurso académico e das suas perspetivas de carreira profissional, durante o período em que frequentam o IPL. São atividades realizadas na estreita colaboração com outros serviços da comunidade académica, geralmente em formato de grupo/plenário, podendo também ser recursos preparados para consulta assíncrona.
Os Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE) apoiam o desenvolvimento académico e profissional de estudantes nas seguintes situações:
- Motivação e métodos para o estudo
- Planeamento e decisão de carreira
- Transição para o mercado de emprego
- Competências socioemocionais
- Aconselhamento Psicológico
Estudantes do Politécnico de Lisboa têm acesso a aconselhamento psicológico gratuito, para situações que requeiram abordar, em profundidade, questões pessoais relevantes para a sua vivência académica ou perspectivas futuras.
O aconselhamento psicológico implica consulta individual, ou intervenção em pequeno grupo, focado numa determinada temática, podendo ocorrer de forma pontual ou decorrer de forma continuada no tempo, frequentemente envolvendo avaliação psicológica.
Situações indicadas para aconselhamento psicológico:
- Necessidade de apoio para construir/restabelecer atitudes e comportamentos promotores de saúde e de bem-estar psicológico;
- Autocompreensão e/ou resolução de preocupações identificadas, que estão ligadas à vida académica;
- Insatisfação com o curso atual;
- Necessidade de apoio para construir projetos de carreira/vida com significado pessoal, suportados no autoconhecimento (aptidões, competências, motivações, valores) e no conhecimento do mundo das formações e do trabalho.
O acompanhamento individual ou grupal poderá ser efetuado na própria Escola ou noutra do Politécnico de Lisboa, mediante disponibilidade e interesse.
Para além do aconselhamento psicológico junto dos SAPE, é também possível fazer o pedido de Cheque-Psicólogo, uma medida governamental, à qual o Politécnico de Lisboa é aderente, para acompanhamento externo.
Os SAPE atuam em cooperação com:
- Estruturas e serviços da comunidade IPL (p. ex., Órgãos e Serviços das Escolas, Espaço de Apoio a Estudantes, Associações de Estudantes, Serviços da Presidência), e também com a comunidade externa (p. ex., Autarquias Locais, Centros de Saúde, IPSS, associações);
- Parceiros científicos e técnicos (p. ex., Ordem dos Psicólogos Portugueses, Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior, Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior; Grupo de Trabalho para as Necessidades Especiais na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
É seguido o Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, destacando-se a observância da competência técnica e científica no exercício da profissão e o do princípio de privacidade e confidencialidade.
Para além do aconselhamento psicológico junto dos SAPE, é também possível fazer o pedido de Cheque-Psicólogo, uma medida governamental, à qual o Politécnico de Lisboa é aderente, para acompanhamento externo.
Contactos
Para outras questões, contactar através de sape@sas.ipl.pt ou do telf. + 351 210 464 937 / Voip. 15937.
Poderá comunicar diretamente com cada polo SAPE, através dos contactos respetivos.
Em situações excecionais, o atendimento poderá ocorrer fora do horário de funcionamento, para estudantes-trabalhadores.
Localização:
Serviços de Apoio Psicológico e Educativo - Serviços de Ação Social-IPL,
Campus de Benfica do IPL, Piso 0 do Edifício P3
1500-651, Lisboa
Equipa SAPE
Coordenação
- Maria da Conceição Soares
Cédula profissional n.º 3817 da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)
Licenciada (pré-Bolonha), Mestre e Doutorada em Psicologia (Univ. de Lisboa).
Psicóloga educacional desde 1989. Exerceu em escolas da rede de ensino básico e secundário do Ministério da Educação (6 anos), no ex-Instituto de Orientação Profissional da Universidade de Lisboa (19 anos); no Gabinete de Estudos e Planeamento da Reitoria da Universidade de Lisboa (6 anos); e no Gabinete de Qualidade da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (2 anos). Participou em projetos de investigação e de formação, de âmbito nacional e internacional na área da Psicologia das Carreiras, e em estudos sobre o insucesso e o abandono académico. Encontra-se a implementar os SAPE, no IPL, desde o início de 2022. Especialidade do Doutoramento: Desenvolvimento e Aconselhamento da Carreira.
Lema pessoal: Tudo vale a pena se a alma não é pequena (Fernando Pessoa)
Psicólogos/as
- Ana Alonso
Cédula profissional n.º 28432 da OPP
Licenciada em Psicologia (Univ. de Almería) e Mestre em Educação Secundária, Ramo de Orientação (Univ. Camilo José Cela, Madrid).
Psicóloga educacional com experiência no apoio à autonomia, adaptação e gestão emocional de estudantes com diferentes perfis, incluindo Autismo e PHDA. Atua nas transições de carreira, necessidades educativas, relações interpessoais e estratégias de aprendizagem. Formação em Gestalt e curso técnico superior de saúde no trabalho.
Lema pessoal: Credendo vives (acreditar é viver).
- Bruno Almeida
Cédula profissional n.º 25357 da OPP
Licenciado em Ciências Psicológicas e Mestre em Psicologia da Educação e da Orientação (Univ. de Lisboa).
Psicólogo educacional, com experiência em ações de prevenção e promoção com crianças, jovens, pais e professores. Desenvolvimento pessoal e formação, com uso de dinâmicas de grupo, tecnologias digitais, gamificação e storytelling. Formador certificado pelo IEFP. Formação em Educação Não Formal pela Egyesek Youth Association.
Lema pessoal: Pequenas ações com grande impacto.
- Carlos Rodrigues
Cédula profissional n.º 835 da OPP
Licenciado em Psicologia Clínica (pré-Bolonha, Univ. Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa) e Mestre em Neuropsicologia (Instituto de Psicologia Aplicada e Formação, Lisboa).
Psicoterapeuta e neuropsicólogo com vasta experiência em avaliação e intervenção psicológica em diferentes faixas etárias, integrando com sensibilidade e rigor a teoria e a prática da clínica especializada. Desenvolve trabalho em contextos clínicos e psicoeducativos, com foco na colaboração em equipas multidisciplinares. Especialista e formador na utilização do Teste de Personalidade e Funcionamento Mental Rorschach-Exner.
Lema pessoal: Viver no propósito de acolher, escutar e transformar.
- Larrochelle Nascimento
Cédula profissional n.º 27415 da OPP
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica, Aconselhamento e Psicoterapias ( Univ. Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa).
Psicóloga com atuação nos domínios das competências socioemocionais de crianças e adolescentes e na promoção do bem-estar e da saúde mental. Participou na conceção de metodologias experimentais em prol da execução de atividades educativas e projetos direcionados para públicos em situação de vulnerabilidade. Especialização avançada em Intervenção em Crise em Múltiplos Contextos.
Lema pessoal: Ocupo-me da sagrada teimosia de jamais desistir do ser humano (Gabriel Chalita).
- Leonor Domingos
Cédula profissional n.º 29341 da OPP
Licenciada e Mestre em Psicóloga Clínica e da Saúde (Univ. Católica Portuguesa, Lisboa).
Psicóloga com experiência de atuação em promoção e prevenção da saúde e intervenção psicológica em contextos clínicos, comunitários e educativos. Investigadora na equipa da Associação Aventura Social, em projetos de promoção da saúde e de comportamento social, com uma abordagem integrativa e baseada na evidência. Foco em empatia, ética e bem-estar psicológico.
Lema pessoal: O essencial é quase sempre invisível até ser ouvido. Ser escutado é criar espaço onde antes só havia ruído.
- Renata Soares
Cédula profissional n.º 28546 da OPP
Licenciada em Psicologia Clínica e da Saúde (Univ. Veiga de Almeida, Rio de Janeiro) e Mestre em Psicologia (equivalência atribuída pela Univ. do Minho).
Psicóloga com experiência em atendimento psicológico individual e em grupo de crianças, adolescentes e adultos com perturbação mental grave. Exerceu funções de Coordenadora no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Brasil), articulando com redes de educação, assistência social, saúde básica e sistema judiciário. Pós-graduanda em Neuropsicologia, pela Faculdade do Líbano.
Lema pessoal: Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta (Carl Jung).
- Rute Pinto
Cédula profissional n.º 11169 da OPP
Licenciada em Psicologia Clínica (pré-bolonha, Instituto Egas Moniz) e Pós-Graduada em Psicologia da Educação (Univ. Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa).
Psicóloga com experiência em atendimentos individuais e em grupo, avaliação psicológica infantojuvenil, formação docente, consultoria educacional e programas psicopedagógicos. Autora da coleção “Crescer Feliz” e atuação em Educação Inclusiva. Especialização em Neuroeducação, Terapias de Terceira Geração, Inteligência Emocional e Saúde Mental. Formadora Certificada (CCPFC) e Facilitadora MQ Aprender a Ser Feliz.
Lema pessoal: Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós (Antoine de Saint Exupéry).
- Tânia Ruivo
Cédula profissional n.º 28767 da OPP
Licenciada em Ciências Psicológicas e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde (Univ. de Lisboa).
Psicóloga com experiência na avaliação e acompanhamento psicológico e jovens e adultos. Apoio no processo de adaptação às transições de vida, regulação emocional e na promoção do bem-estar geral. Investigação publicada e experiência no domínio das adições ao jogo a dinheiro e videojogos. Formação no Teste de Personalidade e Funcionamento Mental Rorschach-Exner. Especialidade de mestrado: Cognitivo-Comportamental e Integrativa.
Lema pessoal: Ser presença, antes de ser resposta.
- Vivienne Mourão do Rosário
Cédula profissional n.º 30736 da OPP
Licenciada em Ciências Psicológicas e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde (Univ. de Lisboa).
Psicóloga com atividade prévia em acompanhamento psicológico a estudantes universitários, adolescentes e crianças. Desenvolvimento de workshops e webinares sobre temas como ansiedade e regulação emocional. Formação para intervenção com a comunidade LGBTQIA+, pessoas vítimas de violência doméstica, e pessoas com problemas ligados ao álcool. Especialidade de mestrado: Cognitivo-Comportamental e Integrativa.
Lema pessoal: Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana (Carl Jung).
Podem ainda realizar atos psicológicos supervisionados, contribuindo para as atividades dos SAPE:
- Estudantes finalistas de Psicologia, a realizar estágio curricular de mestrado.
- Recém-mestres em Psicologia, a realizar estágio profissional ou estágio no âmbito do ano profissional júnior para acesso a membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.