Passar para o conteúdo principal
SAPE

SAPE – Serviços de Apoio Psicológico e Educativo

Com a entrada em funcionamento dos SAPE, os Serviços de Ação Social (SAS) reconfiguram e expandem o tipo de serviços disponibilizados à comunidade do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), e em especial aos seus estudantes, no âmbito do apoio psicológico e educativo.

Os SAPE desenvolvem a sua atividade, através de uma abordagem programática, a calendarizar no início de cada ano letivo. É privilegiada a atuação de caráter preventivo, visando a mobilização e o reforço dos recursos pessoais dos estudantes para promover a aprendizagem, a saúde psicológica e a adaptabilidade em face dos desafios e transições inerentes à frequência do ensino superior e/ou a situações de crise pessoais ou contextuais nesse percurso.

Os SAPE, promovem e participam em iniciativas da comunidade IPL, colaborando com os demais agentes educativos, com vista ao apoio aos estudantes, nas seguintes áreas:

  • Transições de vida/carreira
  • Desempenho académico
  • Apoio individualizado

 

A intervenção junto dos estudantes com necessidades educativas específicas (NEE) é prioritária, assim como junto de outros estudantes cuja situação de vida possa configurar vulnerabilidade acrescida (p. ex., estudantes deslocados). Esse acompanhamento é efetuado no âmbito do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI).

Às áreas de atuação acima referidas poderão vir a configurar projetos específicos e serão abordadas com recurso a modalidades de intervenção diversificadas, presenciais ou a distância, síncronas ou assíncronas, designadamente:

  • Conferências
  • Workshops
  • Intervenção em grupo
  • Formação
  • Grupos de desenvolvimento pessoal e social
  • Grupos de desenvolvimento profissional
  • Programa de mentoria/tutoria
  • Consulta Psicológica

 

Os SAPE atuam em cooperação com as estruturas e serviços da comunidade IPL (p. ex., Órgãos e Serviços das Escolas, Associações de Estudantes, Serviços da Presidência), e também com a comunidade externa (p. ex., Autarquias Locais, Centros de Saúde, IPSS, associações) e parceiros científicos e técnicos (p. ex., Ordem dos Psicólogos Portugueses, Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior, Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior; Grupo de Trabalho para as Necessidades Especiais na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), promovendo a otimização de recursos e procurando o valor acrescentado gerado por saberes e experiências específicas.

Os SAPE atuam de acordo com o Código de Ética do Psicólogo (Ordem dos Psicólogos Portugueses), destacando-se aqui a observância da competência técnica e científica no exercício da profissão e o do princípio de privacidade e confidencialidade.