Passar para o conteúdo principal
psicologia

Apoio individualizado

A opção estratégica dos SAPE por modalidades de intervenção que beneficiam das dinâmicas grupais, não impede a disponibilização do apoio individualizado. Há situações que implicam o estabelecimento da relação numa base individual, para estabelecer a aliança terapêutica e abordar, progressivamente, temáticas e técnicas que implicam o relacionamento pessoal. Os processos de aconselhamento de carreira configuram, frequentemente, situações de acompanhamento em consulta psicológica individualizada.

Noutras situações, a funcionalidade do comportamento, das emoções e/ou dos pensamentos do estudante está fragilizada, afetando significativamente a qualidade da sua vida e a sua capacidade de resposta aos compromissos académicos e/ou de outra natureza.  Nessas circunstâncias é facultado apoio individualizado, em consulta psicológica, para suporte emocional e promoção de estratégias e competências para lidar com sentimentos de ansiedade, medo, culpa, exaustão, incapacidade e/ou com experiências de stress e de burnout. 
Em certos casos, a consulta psicológica poderá configurar situações relativamente pontuais, ou breves. Noutros casos, configura processos de acompanhamento psicoterapêutico. 
Outros tipos de serviços poderão ser aconselhados, numa perspetiva de encaminhamento para apoio especializado externo, caso de níveis elevados de especificidade no apoio psicológico ou psicopedagógico e de serviços de especialidade médica.