Bolsas de estudo "Leões de Portugal"

Por solicitação dos Leões de Portugal, informamos que aquela instituição atribui anualmente Bolsas de Estudo a jovens sócios do Sporting Clube de Portugal ou, não o sendo, que sejam propostos por um sócio ou por Núcleo do Sporting Clube de Portugal. O prazo para apresentação das candidaturas já iniciou e decorre até ao dia 30 de outubro do corrente. 

Nos documentos infra poderão ser consultados o regulamento do concurso, aviso de abertura, formulário de candidatura e lista de documentos a entregar.

Aviso de abertura

Regulamento

Formulário de candidatura

Lista de documentos a entregar

Ler mais ...

Covid-19

Considerando o atual momento e as orientações emanadas do Governo, através da resolução do Conselho de Ministros de 12 de março, sob recomendação da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, são adicionadas novas medidas ao Plano de Contingência do Politécnico de Lisboa, relativas à necessidade de reduzir a presença de pessoas nos serviços e promover o isolamento social das mesmas.

Conheça aqui o plano de contingência do IPL.

Adicionalmente foi interditada a utilização do recinto polidesportivo de Benfica e a suspensão dos serviços de refeições nas cantinas - excepção feita à da Unidade Alimentar do ISEL que se encontra aberta e a dar apoio à Unidade Residencial Maria Beatriz.

Caso entenda necessitar de algum tipo de apoio no âmbito da situação desta pandemia, contacte-nos através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O prazo de candidatura a bolsa de estudos para o  ano letivo 2019/2020 foi alargado até 24 de Junho.

Consulte aqui o Despacho do Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre o assunto.

Auxílios de emergência

Face a situações económicas especialmente graves que ocorram durante o ano letivo, e que não sejam enquadráveis no âmbito do processo normal de atribuição de bolsas de estudo, podem ser atribuídos auxílios de emergência, de natureza excecional.

  • Estes auxílios podem ser atribuídos sob a forma de:

    • Um complemento excecional da bolsa de estudo atribuída;
    • Um apoio excecional no quadro de atribuição de bolsa de estudos e antes da decisão sobre a candidatura. Neste caso, quando ocorra a atribuição da bolsa de estudo o valor do auxílio é deduzido ao montante da bolsa de estudos atribuída.
  • Prazos
    • Estas situações podem ocorrer em qualquer momento do ano letivo, pelo que não dependem de prazos.
  • Montante a atribuir
    • O valor máximo que pode ser atribuído a um estudante é de três vezes o indexante de apoios sociais, 3X €435,76 (€1.307,28).
  • Podem candidatar-se:
    • Os estudantes inscritos em cursos de Licenciatura ou Mestrado em Escolas/Institutos do Instituto Politécnico de Lisboa;
    • A quem tenha sido atribuída bolsa de estudo no presente ano letivo;
    • Que tenham apresentado candidatura a bolsa de estudos e ainda não tenha sido tomada decisão sobre a mesma.
  • Como candidatar-se:
    • Apresentar um requerimento dirigido aos SAS/IPL a solicitar o auxílio de emergência, onde deve informar qual a alteração ocorrida que originou a situação especialmente grave em que o agregado familiar se encontra;
    • Juntar documentos comprovativos da situação;
    • Remeter para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Enquadramento legal
    • Artigo 22º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo aos Estudantes do Ensino Superior, anexo ao Despacho nº 5404/2017 de 21 de Junho, disponível em www.sas.ipl.pt

 

Candidatura a Bolsa de Estudo - Ano Letivo 2019/2020

  • Prazos
    • Encontram-se ainda a decorrer até ao próximo dia 31 de Maio as candidaturas a Bolsa de Estudo para o ano letivo 2019/2020
  • Podem candidatar-se
    • os estudantes que se encontrem inscritos em cursos de Licenciatura ou Mestrado em Escolas/Institutos do Instituto Politécnico de Lisboa, que ainda não apresentaram candidatura a bolsa de estudos para o presente ano letivo e reúnam as condições fixadas no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo aos Estudantes do Ensino Superior, anexo ao Despacho nº 5404/2017 de 21 de Junho, disponível em www.sas.ipl.pt
  • Para mais informações consultar em sas.ipl.pt
    • Separador “Bolsas” – “Candidaturas” – informações como e onde efetuar a candidatura
    • Separador “Bolsas” – “Documentos” –“ Guias” - informações sobre o que é e quem se pode candidatar a Bolsas de Estudo.

Outras informações

Como lidar com o stress durante o surto de COVID-19

Plano de Contingência COVID-19 | Unidade Residencial Maria Beatriz

Procedimentos de Segurança COVID-19 | Unidades Alimentares

 

Ler mais ...

Bolsas de estudo para frequência do Ensino Superior de estudantes com incapacidade

Foi aprovado o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para Frequência no Ensino Superior de Estudantes com incapacidade igual ou superior a 60%, anexo ao Despacho n.º 8584/2017 (2.ª série), de 29 de setembro, de acordo com o qual aqueles estudantes podem solicitar a concessão de uma bolsa de estudo correspondente ao valor da propina efetivamente paga.

Para mais informações consultar

https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/bolsas-de-estudo-para-frequencia-de-estudantes-com-incapacidade?plid=373

O processo de candidatura é efetuado através de formulário online, após credenciação, disponível em https://www.dges.gov.pt/wwwnee/

Despacho n.º 8584/2017 (2.ª série), de 29 de setembro:

https://dre.pt/application/conteudo/108231538

Ler mais ...

Candidatura a Benefícios Sociais [2017/2018]

CANDIDATURA A BOLSAS DE ESTUDO

Foi publicado um novo Regulamento de atribuição de bolsas de estudo para os estudantes do ensino superior. Despacho nº 5404/2017 de 21 de Junho. Das alterações introduzidas destaca-se, no princípio da confiança mútua, a contratualização da atribuição das bolsas de estudo, traduzida num procedimento simplificado e automático para todos os anos subsequentes ao primeiro ano de atribuição de bolsa.

Clique aqui para saber mais no site da DGES com a informação sobre o novo Regulamento.

 

 

 
Ler mais ...

Serviço de saúde - Apoio ao estudante atleta

No seguimento de uma proposta apresentada pela FAIPL, a ESTeSL, em colaboração com os SAS/IPL e os Serviços da Presidência do IPL, providencia a partir de Novembro um serviço de saúde de apoio ao estudante-atleta do IPL, nomeadamente o Exame Médico Desportivo.

Ler mais ...

9001 IQNet

Ao continuar a navegar ou ao clicar em aceitar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para mais informações, consulte o separador Proteção de Dados.